terça-feira, 10 de maio de 2016

Aprendendo a dizer NÃO



Olá querido (a) leitor (a),

Hoje vou falar de um assunto que nos deixa um pouco angustiados e ás vezes sem saber o que fazer. Para algumas pessoas dizer "NÃO" pode até ser tarefa fácil, para outras porém, que pode ser você, essa palavrinha gera uma série de sentimentos que muita das vezes não sabemos lidar.
De uma forma geral, aprendemos a dizer não desde pequenos, quando nossos pais diziam não para algumas coisas que queríamos fazer e não pudíamos, daí o sentimento de frustração que gira em torno dessa palavra. Toda vez que nos deparamos com uma situação que temos que dizer não, mesmo que inconscientemente, nos lembramos dessas frustrações do passado.
Quando entramos na vida adulta continuamos a nos deparar com essa situação frustante, tanto de receber um NÃO, tanto de dizer. Com isso muitas pessoas têm se prejudicado e prejudicado outras pessoas pela incapacidade de dizer não. Dizer NÃO é necessário em alguns momentos da nossa vida para que possamos viver de forma equilibrada. Mas você deve está se perguntando, como eu posso conseguir desenvolver isso?
O primeiro passo é saber o que realmente é prioridade para você, quais são os seus objetivos e como fazer para alcançá-los, quais são as suas convicções, e para você que é pai ou mãe, o que você espera do futuro do seu filho? O segundo passo para aprender a dizer NÃO, é saber aquilo que você irá dizer sim. Depois de feito isso, é colocar em prática o exercício do NÃO.
No caso dos pais, existe na criação dos filhos uma palavra chamada 'superindulgência", que significa em satisfazer todos os desejos e caprichos dos seus filhos e está ligada á atitude de superproteção, e também a "superpermissividade", que são os pais que deixam a criança fazer tudo que quiser, geralmente por negligência ou por culpa de fases anteriores que existiram prejuízo para criança. Em ambos os casos os pais estão impedindo que a criança passe pela frustração de receber um NÃO, e isso gera prejuízos enormes para criança, tendo em vista que na vida social ela terá que lidar com um sentimento de frustração e se ela não recebe isso em casa, não saberá lidar quando, por exemplo, for para escola ou estiver em local público. Quem nunca presenciou, ou quem sabe você que é mãe e pai já passou por isso, de uma criança num shopping, chorando, se jogando no chão, e fazendo um escândalo porque recebeu um NÃO. E no final os pais acabam fazendo o que eles querem para evitar a vergonha. Essas atitudes só afirmam o comportamento da criança e impedem eles de crescerem seguros e flexíveis.
Dizer NÃO é algo precioso para vida dos filhos, essa palavra está intimamente ligada ao tipo de educação que você irá estabelecer para seu filho e como ele será no futuro.Sei que para uma mãe e um pai, ás vezes, não é tarefa fácil frustar o seu filho, mas pense que é para o bem dele. Comece de casa, use o NÃO e consequências negativas se continuar fazendo aquilo que foi negado, faça regras visíveis do que pode e não pode, de preferência com figuras e as consequências se as regras forem quebradas, tenha uma rotina com seus filhos, isso ajuda eles a se submeterem as regras. Quando for sair de casa explique que as regras continuam valendo. Seja firme e não seda a choros e birras. Lembre-se que você está criando seu filho para viver em uma sociedade e que tudo que fizer hoje irá refletir no futuro de seus filhos.

Deixe seu comentários abaixo, com perguntas, experiências pessoais e dica para próximas postagens.

5 comentários:

  1. Vi aqui retrato de minha infância... Fui criada sem NÃO, tudo era possível. Já na fase adulta via minhas amigas dizendo q as mães colocavam limites p elas e eu me sentia profundamente como se eu não fosse amparada e cuidada por meus pais pq para mim o NÃO significava cuidado e amor
    Sentia falta de limites...
    Fui uma criança q tinha tudo o q queria.
    Daí comecei a fantasiar e mentir para as amigas, eu passei a dizer p elas: MAMÃE não deixou isso ou aquilo...
    Me lembro q iria acontecer uma festa muito prestigiada na cidade, daí minha Mãe comprou muitas roupas p eu ir. Conclusão, preferi MENTIR p as amigas dizendo q minha Mãe não havia me deixado ir. Fiquei em casa FELIZ da vida...hehe
    Procurei criar meu filho de forma diferente.
    A falta do NÃO me fez pensar q eu não era AMADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniele, Obrigada pelo compartilhamento de sua experiência, sem dúvida é o exemplo vivo do quanto é importante que os pais digam NÃO para seus filhos.

      Excluir
  2. Dizer não é uma tarefa difícil, mas que têm que ser feita. Talvez essa seja a resposta para super lotação dos presídios do nosso país, a dificuldade de aceitar o não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua participação, favor deixe seu nome para identificá-lo(a).Sem dúvida essa lacuna na criação das crianças leva-nos a uma sociedade mais violenta e famílias destruídas.

      Excluir
  3. ceramic vs titanium: "I do NOT hate that I had the chance to
    ceramic vs titanium: "I do not hate that I had the chance to T-Shirt. "The design black oxide vs titanium drill bits of this shirt was titanium earrings sensitive ears inspired by the design of titanium hair trimmer as seen on tv the Egyptian pyramid, the titanium spork tomb of Athena, titanium dog teeth

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação. Assim que possível estarei respondendo. Amanda Ayelen